quarta-feira, 10 de setembro de 2008

Falso moralismo



Ontem (09/09/08) estávamos eu e a putinha trocando umas idéias e começamos a comentar sobre um email que recebi, já nem me lembro de quem, onde aparecia algumas fotos da Xuxa, nua e também em cenas de sexo com um garoto e até com adulto. Quem me enviou a mensagem ainda comentou assim: "e hoje ela é santinha". Eu repassei pra alguns amigos, inclusive pra Putinha e foi ainda pior meu comentário: "Olha só a mulher que ainda hoje é ídolo de nossas crianças". Assim como todo mundo, começamos a comentar esses fatos que ocorreram na vida da rainha dos baixinhos e como isso era vergonhoso e tal. Mas enquanto falávamos, me veio a luz. A luz da vergonha. Comecei a pensar e ao mesmo tempo divagar sobre o ocorrido. Perguntei à Putinha qual era a primeira coisa que a gente faz quando cometemos erros que nos prejudicam ou prejudicam a outras pessoas. Ela prontamente respondeu que era se retratar e mudar nosso comportamento para que nada do que fizemos ocorra novamente. Aí fiz a seguinte pergunta: "a Xuxa já não fez isso?". Ela não se tornou uma estrela, de grandeza até mesmo internacional, ídolo de milhões de crianças e sendo que nesse período da vida dela, nunca mais soubemos de nenhum fato que viesse e denegrir a imagem dela perante os pais e principalmente perante as crianças? Tá certo que muitos evangélicos garantem que ela fez pacto com o diabo pra crescer na vida, mas na boa... algumas religiões pregam a inveja disfarçada, toda vez que alguém de certa forma consegue chegar ao ápice em muito pouco tempo, como foi o caso da Xuxa e lançam boatos, pra mim infundados, como esse. Mas também não vou duvidar. Já tivemos até um ex presidente da república que apelava pra magia negra com o intuíto de se livrar de determinadas situações (Fernando Color), quem dirá pessoas do meio artístico. Porém, na minha concepção isso nao é verdade. É fato que há muitos anos, a imagem que tínhamos dela era até de uma pessoa solitária, que não conseguia se relacionar com ninguém e de certa forma até infeliz. Não estou aqui fazendo defesa da Xuxa. Eu particularmente nem gosto dela (não deixem ela saber), mas estou apenas querendo entender porque coisas assim acontecem e a gente mete o pau de forma impiedosa como se não tivéssemos nada em nosso passado que nos envergonhasse. Sejamos honestos... logo que criamos esse blog, foi na época dos "Eu já", me lembro de ter lido cada coisa de arrepiar até os cabelos de Fernandinho Beira Mar. E tenho certeza que a maioria das pessoas que relataram algumas coisas ali, se envergonham ou pelo menos não têm orgulho algum de contar tais aontecimentos de suas vidas. Eu mesmo já fiz coisas que só falo depois de muito conhecer a pessoa pois tenho até horror à idéia de que alguém venha saber desse fato (não, eu não dei a bunda... sou hétero. rsrs). No entanto, temos o defeito crônico de esquecermos as coisas que fizemos no passado, municiamos nossas bocas com palavras e disparamos a metralhadora do falso moralismo na maior naturalidade do mundo como se nós sim, fóssemos santos. A Xuxa virou uma celebridade e imagino o quanto dela deve ter sofrido com esse episódio, e a sua conduta pública, o carinho das pessoas por ela, que hoje é mãe inclusive, na minha opinião demonstra que ela deu a volta por cima. Pra que continuar condenando uma pessoa eternamente?? Lembram da Maurren Maggi? Dia desses não estávamos, alguns até emocionados (como eu), em frente à tv, orgulhosos da conquista da medalha de ouro no salto em distância em Pequim? Pois é... em 2003 ela se tornou a vergonha do meio esportivo nacional ao ser pega no exame anti-dopping e ser suspensa por dois anos. Hoje ela deu a volta por cima. O ser humano tem essa qualidade. Cair faz parte da nossa vida e levantar nem sempre é pra todos. Mas aqueles que conseguem devem ter reconhecidos seus méritos. Só fiquei pensando... porque depois de tanto tempo ainda circulam esses tipos de email pela internet. A "muié" já está praticamente aposentada e pelo visto, quando morrer ainda vai revirar no caixão, pelo erro de ter feito algo que todo mundo faz. A diferença é que fazemos e nao recebemos por isso.

5 comentários:

Anônimo disse...

Nossa... Vcs conseguiram dar um enfoque completamente diferente do que eu tinha da Xuxa. Até que ela, dessa foram, acaba sendo um exemplo mesmo! Parabéns pela abordagem! :)

Ah, brigada pelo elogio lá! :) É muito bom saber! Claro que podem divulgar o texto!

Beijão enorme pra vcs!
Xu

Anônimo disse...

hehehe uebaaaaaaaaaaaaa, sem codigozinhos chatos \o/ brigada vum :D e amei o post, mt criativo, esclarecedor e inteligente. Bom ver sempre que "não importa quão delicada seja uma situação sempre existem dois lados" (shakespeare), bjs ardentes

Anônimo disse...

Queridos! Ficaria muito feliz se vcs aceitassem o selinho Saboroso!

Naquele post que fiz, "Uma Pausa, Um Selinho" (do dia 30 de agosto), vou acrescentar o Blog de vcs!

Beijos!
Xu

Mariana disse...

Vim dar beijo de boa noite.

Anônimo disse...

Pensando...

Não só Brasileiro, o ser humano em geral, adora sentar no rabo e falar do rabo dos outros...

E o pior que fazemos isto sem notar...

Este foi um bom uxão de orelha!